Comemorar o Carnaval – Melhores lugares do Brasil para conhecer e celebrar a festa

Visite os melhores lugares do Brasil para comemorar o carnaval e conheça as diferentes culturas e maneiras de celebrar essa festa. Confira!

Apesar de ser bastante comum as pessoas pensarem que o carnaval é uma invenção brasileira, a realidade é que essa festa é mais antiga do que se pode imaginar.

Ele começou nos tempos da Antiguidade, principalmente na Mesopotâmia, Roma e Grécia, em uma época milenar onde ninguém poderia imaginar que existia o solo brasileiro.

Entretanto, apesar de não ser genuinamente brasileira, a festa se tornou um dos eventos mais populares e celebrados no Brasil.

E atualmente as comemorações que ocorrem todo ano entre fevereiro e março tornaram-se como uma cultura nacional.

Além disso, o carnaval brasileiro vem se tornando um dos mais famosos do mundo. E isto ocorre graças à criatividade, cores, folias, e todo ritmo do samba que corre as avenidas do nosso país.

E para comemorar o carnaval, existem diversos lugares que celebram o essa festa ao seu modo, de acordo com sua cultura e tradições regionais.

Por isso, hoje falaremos dos melhores lugares do Brasil que não podem deixar de ser visitados para conhecer e comemorar o carnaval.

Veja quais são estes locais para comemorar o carnaval.

Salvador – Bahia

comemorar o carnaval
A capital da Bahia é um dos lugares mais populares para comemorar o carnaval

Não há como não falar da capital baiana quando o assunto é comemorar o carnaval. E diga-se de passagem, Salvador está entre as mais populares, isto se não for a mais popular do mundo quando o assunto é a celebração das folias.

O carnaval de Salvador é recheado de cores e atrações. Uma destas atrações é a presença dos trios elétricos, que recebem os melhores artistas brasileiros e circulam pelas principais paradas da cidade.

E uma das musas do trio elétrico na Bahia é a nossa querida Ivete Sangalo. Outros grandes artistas, como Moraes Moreira, já fizeram parte do trio elétrico da capital da Bahia.

Então, se você planeja comemorar o carnaval ao estilo caloroso da Bahia, não perca a oportunidade de fazer uma visita a essa acolhedora cidade.

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Além da famosa Sapucaí, o carnaval carioca também entra na lista de um dos mais populares do Brasil. Isso porque durante essa época do ano, a cidade inteira do Rio de Janeiro entra em um clima envolvente de festa.

As ruas da cidade são tomadas pelas bandas, trios elétricos e os blocos populares. Só para se ter uma ideia, o carnaval de 2017 uniu cerca de 400 bandas que desfilaram pelo centro e zona Sul da cidade.

Além disso, em uma época de calor intenso, conhecer o Rio não é apenas uma opção para comemorar o carnaval carioca, como também conhecer as maravilhosas praias e atrações turísticas que a cidade maravilhosa oferece aos turistas.

Manaus – Amazonas

No carnaval de Manaus, muita tradição e preservação das raízes culturais da terra do Boi-Bumbá.

A região norte do país é liderada pela festa de Manaus, que optou por unir as batidas do carnaval com a de Parintins, criando assim o carnaboi.

Turistas que visitam o local se maravilham com a diversidade de cores e culturas espalhadas pelas ruas das cidades, entre os foliões.

Por isso, uma excelente dica para comemorar o carnaval é visitando um local em que ainda mantém suas raízes.

Olinda – Pernambuco

Muito frevo toma as ruas de Olinda durante a época das folias carnavalescas de Pernambuco.

Durante os cinco dias de comemoração, que iniciam com o famoso desfile dos bonecos gigantes – popularmente chamados de mamulengos – os blocos circulam pelas ruas da cidade trazendo aos turistas toda cultura regional do carnaval pernambucano.

Por isso, o carnaval de Olinda é imperdível para quem deseja principalmente conhecer as culturais locais.

Ouro Preto – Minas Gerais

Outro Preto é uma cidade repleta de repúblicas. Por isso, muitos jovens aproveitam para comemorar o carnaval com levando às ruas da cidade os blocos republicanos. E no carnaval mineiro da famosa e histórica cidade de Outro Preto, os blocos republicanos são as atrações carnavalescas locais.

Estes blocos entram no embalo de ritmos quentes, entre eles o axé, e celebram o carnaval ao modo regional.

Além de ser uma cidade histórica, com suas casas estilos coloniais ainda preservados, Ouro Preto é imperdível, já que traz toda cultura mineira para quem a visita.

Porto Seguro – Bahia

Assim como a capital Salvador, Porto Seguro também é famosa pelos trios e foliões que se espalham pelas ruas da histórica cidade baiana nessa época do ano. Além disso, muito sol, calor, e muitas bandas lotam as praias da cidade trazendo principalmente aos turistas o vislumbre de uma bela comemoração de carnaval.

Paraty – Rio de Janeiro

Para quem quer comemorar o carnaval de uma forma bastante diferente e divertida, o Bloco da Lama faz parte da tradicional celebração do Carnaval na cidade de Paraty, litoral do Rio de Janeiro.

O bloco começa na praia de Jabaquara e sai pelas ruas da cidade com todos forrados de lamas, algo que já se tornou cultural nessa cidade.

Além do carnaval, existem diversos motivos para visitar Paraty: é uma cidade histórica, com casas estilos coloniais ainda preservadas, e belas praias que trazem todo conforto de uma excelente viagem aos turistas.

Comente